sábado, 10 de outubro de 2009

O Gerenciamento de Riscos

O risco sempre fez parte do cotidiano do ser humano estimulando-o a conhecê-lo, desafiá-lo e em alguns casos até superá-lo. É certo que as formas de riscos vêm sofrendo mutações com o decorrer da história.
Nos dias atuais, o imenso desenvolvimento tecnológico seguido da acirrada competitividade econômica fazem o homem conviver com vários tipos de risco.
Os riscos estudados aqui são aqueles que geram perdas, podendo ser de caráter humano, material ou para o meio ambiente.
Antigamente, acidentes que ocasionavam esses tipos de perdas eram vistos como fatalidades e considerados obras do acaso. Porém essa visão foi modificada após a segunda grande guerra, quando os EUA começaram a estudar a possibilidade de redução de prêmios de seguros e a necessidade de proteção da empresa frente a riscos de acidentes.
Surgiu então o Gerenciamento de Riscos. Entretanto, só nos anos 70, quando os prêmios de seguros de acidentes de trabalho começaram a subir, o trabalho de prevenção a acidentes e reabilitação levado a cabo pelo departamento de gerenciamento de risco passou a ser mais respeitado.
O gerenciamento de risco é uma ciência que permite ao homem conviver de maneira mais segura com os riscos a que estão expostos. Tem a função de proteger os seres humanos, seus recursos materiais e o meio ambiente.
Em uma organização um programa de gerenciamento de risco tem como objetivo identificar, analisar e avaliar os riscos existentes e decidir como serão tratados.
Entretanto, é importante ressaltar que para um plano de gerenciamento de riscos ser eficaz este deve fazer parte da cultura interna da empresa e ser integrado a todos os níveis da empresa.
O objetivo é descobrir o nível de vulnerabilidade da organização para que seja elaborado um plano de ação que atue nos pontos mais críticos da mesma.
O conceito do planejamento em segurança é mesurar todo e qualquer perigo que a empresa possua e implantar medidas antecipatórias, preventivas, visando mitigar os possíveis impactos negativos na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário